Se você perder o aparelho celular ou for vítima de um roubo, deve notificar a operadora e solicitar o bloqueio dos serviços. É necessário informar o número do telefone à prestadora após o contato. Não é preciso fornecer o IMEI.
Além disso, quem perdeu o celular e, posteriormente, o encontrou novamente, pode solicitar o desbloqueio da linha junto à operadora.
Se ele foi roubado ou furtado, você deve comparecer a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Você também pode fazer isso pela internet, através da Delegacia Virtual.
O bloqueio pode ser também solicitado diretamente à polícia no ato do registro da ocorrência. As polícias civis de todos os estados, menos as do Amapá e do Acre, e o Departamento de Polícia Federal já possuem acesso ao sistema que autoriza o bloqueio.
Para descobrir o IMEI, disque #06# no telefone. O número de série do celular será exibido na tela. Se você não tiver o aparelho por perto, poderá encontrar o IMEI em uma etiqueta na caixa do produto.
A Polícia Civil da Bahia tem acesso para bloquear e desbloquear aparelhos celulares roubados ou furtados, por meio da inclusão no Cadastro de Estações Móveis Impedidas – CEMI , da ABR-Telecom. É relevante frisar que existem dois tipos de formulários: um para o caso de telefones vinculados, e outro para aparelhos não vinculados.
Ademais, o documento de residência pode ser trocado por uma declaração (modelo fornecido), assinado pelo requerente.