Desde o início da internet, os perfis falsos são um problema. Com o compartilhamento e o acesso rápido às informações nas redes sociais, tais situações se tornaram ainda mais frequentes, sobretudo no Instagram, onde contas falsas são usadas para a prática de golpes ou para obter mais dados sobre uma pessoa com o objetivo de enganá-la ou atacá-la por meio de engenharia social.
Além disso, estamos lidando com uma das situações mais incômodas, pois ninguém quer ver as suas fotos e dados sendo usados em uma conta falsa. Felizmente, o Instagram tem mecanismos para ajudar as vítimas de perfis falsos, que avaliarão os casos e bloquearão os autores das contas fraudulentas.
Confira quais atitudes tomar caso alguém estiver se passando por você no Instagram:
- Abra o aplicativo do Instagram e acesse o perfil fake;
- No menu com três pontinhos no canto superior direito da tela, clique em “Denunciar”;
- Selecione “Algo sobre esta conta”;
- Escolha “A pessoa está fingindo ser outra pessoa” e, depois, selecione “Eu”.
A rede social analisará a solicitação e, em breve, responderá quanto às medidas tomadas em relação ao problema apontado.
Além de problemas nas relações ou de simplesmente querer atrapalhar os outros, o furto de dados de uma conta do Instagram geralmente tem a ver com golpes. Os criminosos podem tentar extorquir dinheiro aos seus contatos ou vender produtos inexistentes, usando dados e uma fotografia de terceiros para solicitar transferências financeiras via Pix em seu nome.
Se descobrir que outra pessoa criou uma conta para se fazer passar por você, é melhor avisar amigos, parentes e cônjuge sobre a situação. Isso pode ser compartilhado a partir do perfil oficial, com uma postagem nos stories ou no feed, para avisar a todos sobre a possibilidade de receberem mensagens de criminosos ou cair em armadilhas de golpistas que vendem produtos. O ideal, também, é que eles não cliquem em possíveis links enviados pelo usuário farsante.