Conheça o PM baiano selecionado para atuar em missões de paz da ONU

Cabo da PM da Bahia, Luciano Santana, é selecionado para atuar nas forças de paz da ONU após estágio promovido pelo Exército.

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Luciano Santana, cabo da Polícia Militar da Bahia, foi escolhido para participar das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é um dos seis brasileiros selecionados para o estágio promovido pelo Exército Brasileiro, cujo objetivo é preparar agentes para colaborarem em missões internacionais.

Luciano está há 16 anos na Polícia Militar, servindo no 8º Batalhão de Porto Seguro. O policial é fluente em inglês e tem conhecimentos básicos em francês, o que favoreceu sua escolha para a missão. Além disso, ele já viajou para países como Israel, Palestina, Austrália, Cuba e Etiópia, o que expandiu sua visão cultural.

O estágio no Exército é dividido em três fases e tem duração de 10 semanas. A primeira etapa foi feita de maneira remota, e a segunda está ocorrendo no Rio de Janeiro, onde os participantes aperfeiçoam o idioma inglês. A fase final será presencial e focada em exercícios práticos durante um mês.

Após essa formação, Luciano estará apto a atuar nas forças de paz da ONU, trabalhando junto às forças policiais locais dos países de destino. Ele ainda não tem uma missão definida, mas afirma que está entusiasmado com a oportunidade de compartilhar experiências.

A corporação da qual Luciano faz parte já demonstra orgulho por sua participação nesse importante programa internacional.