A consulta ao abono salarial já está disponível para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) liberou o acesso nesta quarta-feira (5/2), e os pagamentos terão início em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro.
Para consultar, é possível utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, acessar o portal Gov.br ou ligar para o telefone 158, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento também ocorre nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.
Têm direito ao benefício aqueles que trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias no ano de 2023 e receberam até dois salários mínimos. Além disso, o empregador deve ter informado os dados na Rais até 15 de maio de 2024 ou no eSocial até 19 de agosto de 2024.
O valor varia conforme os meses trabalhados no ano-base, podendo chegar a um salário mínimo. Em 2025, serão pagos R$ 30,7 bilhões para 24,4 milhões de trabalhadores. Em fevereiro, 1.845.317 beneficiários do PIS receberão via Caixa Econômica Federal, enquanto 163.810 servidores do Pasep terão seus valores pagos pelo Banco do Brasil.
O pagamento será feito via crédito em conta bancária, saque nas lotéricas, terminais de autoatendimento e demais canais disponibilizados pelos bancos.