Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Conta de luz ficará mais cara em julho com bandeira amarela, diz Aneel

Aneel aciona bandeira amarela em julho, aumentando tarifa de energia elétrica.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária amarela será aplicada nas contas de luz em julho, resultando em um aumento de R$ 1,88 para cada 100 kW/h consumidos. Essa medida não era adotada desde abril de 2022. A Aneel justificou a decisão com base em dois fatores principais: a previsão de chuvas abaixo da média e a expectativa de aumento no consumo de energia.

De acordo com a Aneel, a previsão de chuvas para o restante do ano é 50% menor que a média histórica, o que afeta diretamente a capacidade das usinas hidrelétricas, responsáveis por mais de 60% da geração de energia no Brasil. Com a redução do volume de água disponível, será necessário acionar usinas termelétricas, que têm um custo operacional mais elevado e são menos amigáveis ao meio ambiente devido à queima de combustíveis fósseis.

Além disso, a agência prevê um aumento no consumo de energia elétrica devido às temperaturas acima da média esperadas para os próximos meses. Esse cenário de maior demanda e menor oferta de energia renovável levou à necessidade de alterar a bandeira tarifária.

O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel em 2015 para sinalizar o custo real da geração de energia elétrica. Ele utiliza três bandeiras: verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2), que indicam se a energia custará mais ou menos, dependendo das condições de geração. A bandeira verde representa o menor custo, enquanto a vermelha indica o maior custo.

Com a aplicação da bandeira amarela, os consumidores são incentivados a adotar medidas de economia de energia para reduzir os custos operacionais do sistema elétrico e diminuir a necessidade de ativar usinas termelétricas.

Mais Lidas