O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, anunciou nesta quinta-feira (6) que a empresa abrirá um concurso público oferecendo cerca de 3 mil vagas imediatas. A estimativa é que sejam disponibilizadas entre 3.000 e 3.200 oportunidades.
De acordo com Fabiano, há uma demanda de contratação de 4 a 5 mil novos funcionários, principalmente para o cargo de Agente dos Correios, que exige nível médio. No entanto, também haverá vagas para Analista, que requer nível superior, incluindo as áreas de Direito (Advogado), Arquitetura (Arquiteto) e Engenharia (Engenheiro).
“Nesse concurso inicial, pretendemos abrir algo em torno de 3 mil vagas, podendo chegar a 3.200 vagas. Este primeiro concurso será focado principalmente no nível operacional, para o carteiro tradicional, mas também incluirá cargos de nível superior”, afirmou Fabiano Silva dos Santos.
O processo de contratação da banca organizadora do concurso está em andamento, e o edital deve ser publicado até agosto. O presidente dos Correios também mencionou que está sendo planejado um ciclo regular de concursos a cada cinco anos e que há a previsão de um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para 2024.
Oportunidades de nível médio e superior
- Nível Médio:
- Agente de Correios
- Nível Superior:
- Analista de Correios – Advogado
- Analista de Correios – Analista de Sistemas
- Analista de Correios – Assistente Social
- Analista de Correios – Engenheiro
Etapas do concurso
O concurso será composto por:
- Prova objetiva e/ou discursiva
- Avaliação médica para candidatos com deficiência (PcD)
- Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de candidatos negros