A “Coruja Dourada”, um tesouro que estava escondido há 30 anos, foi finalmente descoberta na França. Com um peso de dez quilos e adornada com diamantes, a coruja tem um valor estimado em € 150 mil, ou R$ 905.585.
A busca pela coruja começou em 1993, quando Régis Hauser e Michel Becker enterraram o objeto em um local desconhecido. O livro Sur la trace de la chouette d’or (“Na trilha da coruja dourada”) continha pistas que levaram milhares de caçadores a tentar decifrá-las. As charadas, que combinam imagens e palavras, foram desafiadoras, e uma das pistas diz: “Quando, em Carusburc, você tiver Albion às suas costas, procure pela abertura que revela a luz celestial”.
Hauser, conhecido como Max Valentim, também forneceu pistas adicionais ao longo dos anos, mas muitas delas acabaram gerando confusão. Valentim faleceu em 2009, sem saber que seu tesouro seria encontrado. Becker, que ilustrou o livro, confirmou a descoberta em uma mensagem no Discord, dizendo: “Boa noite a todos. Confirmo a descoberta da Coruja e tenho muito mais a contar a vocês”.
Importante ressaltar que a coruja não será desenterrada. O que foi encontrado é uma “contramarca”, uma réplica que pode ser trocada pela verdadeira coruja, que é coberta de diamantes. Becker afirmou ao Le Monde que “não vão cavar! Confirmamos que a contramarca da Coruja Dourada foi descoberta ontem à noite [quarta-feira, 2]. Estamos verificando a validade da solução proposta”. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre quem encontrou a contramarca ou como a notícia se tornou pública.