Crescimento das big techs impulsionado pela demanda por inteligência artificial

Os investimentos em inteligência artificial resultam em um crescimento de 22,2% na receita das big techs, totalizando 62,9 bilhões de dólares.

(Imagem: Summit Art Creations / Shutterstock.com)

As big techs estão começando a ver os resultados dos seus investimentos em inteligência artificial (IA). Amazon, Microsoft e Google anunciaram um aumento conjunto de 22,2% na receita de seus serviços de nuvem, que atingiu 62,9 bilhões de dólares no último trimestre. Esse crescimento indica que a demanda por infraestrutura de IA está em alta, e os gastos com data centers devem continuar a crescer nos próximos meses.

A necessidade crescente de capacidade de processamento para soluções de IA tem levado as empresas a expandir suas operações em nuvem. Microsoft, Amazon e Google reportaram pelo menos quatro trimestres consecutivos de crescimento em seus serviços de nuvem. “A demanda está superando nossa capacidade disponível”, declarou Amy Hood, CFO da Microsoft, em entrevista ao Wall Street Journal.

Apesar desse crescimento, o aumento dos gastos gera preocupações. O índice Nasdaq caiu 2,8% após o anúncio de que as big techs aumentaram os investimentos em infraestrutura. No último trimestre, os gastos com propriedades e equipamentos totalizaram 50,6 bilhões de dólares, em comparação com 30,5 bilhões do ano anterior.

A Meta Platforms também está investindo forte em IA, injetando 8,3 bilhões de dólares em infraestrutura, com o objetivo de construir um dos assistentes virtuais mais utilizados globalmente. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou: “Nossos investimentos em IA precisam de uma infraestrutura robusta, e esperamos continuar investindo de forma significativa”.