Uma inteligência artificial (IA) desenvolvida pela empresa brasileira IPM Sistemas tem o potencial de revolucionar a forma como doenças como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e diabetes são prevenidas. Nomeada como Dara, essa IA foi criada como parte da especialização da empresa em tecnologia para gestão pública e soluções para cidades inteligentes.
Coleta e análise de dados
A Dara é programada para coletar dados e realizar uma varredura abrangente no histórico médico de pacientes, identificando sinais de alerta para possíveis riscos à saúde. Em situações de diabetes, a tecnologia é capaz de prever até três anos antes a possibilidade de desenvolvimento da doença. Vale ressaltar que as informações são da empresa IPM Sistemas e que a IA não tem como objetivo substituir o diagnóstico médico. Em vez disso, ela pode acelerar e melhorar o atendimento.
Funcionamento avançado
Através do uso de algoritmos especialmente desenvolvidos, a inteligência artificial cruza milhões de dados em questão de segundos. Esses dados, já presentes no ambiente de gestão municipal, são processados para encontrar padrões que geralmente passam despercebidos aos profissionais de saúde. O índice de confiabilidade da ferramenta supera os 95%. A IA também permite personalizações de acordo com as necessidades dos profissionais, fornecendo explicações detalhadas sobre suas análises e recomendações.
Aplicações diversas
Além do setor de saúde, a Dara também encontra utilidade em outras áreas da gestão pública, como na educação e infraestrutura urbana. Ela pode ajudar no planejamento de cidades, prever a demanda por serviços públicos e até antecipar fenômenos como a evasão escolar.