Dengue na Bahia: 21 mortes confirmadas e 285 municípios em epidemia

O número de óbitos por dengue na Bahia alcança 21, com 285 cidades em estado de epidemia.

O estado da Bahia está enfrentando uma significativa elevação nos casos de dengue, conforme divulgado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab). Até o momento, foram confirmadas 21 mortes em decorrência da doença, com o caso mais recente registrado em Vitória da Conquista, região sudoeste. O aumento do número de óbitos é acompanhado pela expansão da epidemia: atualmente, 285 cidades baianas foram classificadas nesse estado, enquanto outras 45 apresentam risco de epidemia e 12 estão em alerta.

A taxa de letalidade no estado é de 1,47%, situando-se abaixo da média nacional. Os falecimentos foram reportados em várias localidades, incluindo Jacaraci, Vitória da Conquista, Piripá e Santo Antônio de Jesus. Além da dengue, a Bahia registra casos de chikungunya e zika, com 6.706 e 842 casos prováveis, respectivamente, até 23 de março deste ano.

Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista lideram o número de casos prováveis de dengue, com Vitória da Conquista apresentando um total de 11.627 casos notificados. No geral, o estado registrou 81.428 casos prováveis de dengue até o mesmo período, um aumento significativo em comparação ao ano anterior.

Em resposta à situação, a Sesab investiu mais de R$ 19 milhões no combate à dengue. Esse investimento inclui a compra de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de combate às endemias e suporte a mutirões de limpeza, além da compra de medicamentos e insumos. A secretária da Saúde, Roberta Santana, enfatiza a importância da prevenção e da colaboração entre governo, municípios e cidadãos, especialmente com a aproximação da temporada de chuvas, que aumenta o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.