Um grupo de crianças e universitários na Rússia fez uma descoberta impressionante ao analisar imagens de satélite: a Ilha Mesyatsev, localizada na região do Ártico, simplesmente não existe mais. A causa? O aumento das temperaturas, que tem sido exacerbado pelas mudanças climáticas, segundo os pesquisadores.
A ilha de gelo, que estava situada ao largo da costa da Ilha Eva-Liv, no arquipélago de Francisco José, era um iceberg que se separou de uma ilha maior antes de mil novecentos e oitenta e cinco. Em dois mil e dez, a ilha ainda tinha uma superfície de cerca de um milhão e cem mil metros quadrados. No entanto, uma análise recente, feita em doze de agosto deste ano, mostrou que seu tamanho havia caído para apenas trinta mil metros quadrados, uma redução de noventa e nove vírgula sete por cento em apenas quatorze anos.
As últimas imagens, capturadas em três de setembro, confirmaram a total ausência da ilha. Essa descoberta foi compartilhada pela Sociedade Geográfica Russa, que destaca o impacto das mudanças climáticas na região.