Descoberta de anel romano com deusa Minerva em Israel surpreende arqueólogos

Garoto de 13 anos acha anel de 1.800 anos com gravura de Minerva, deusa da guerra.

(Crédito da imagem: Emil Aladjem/Israel Antiquities Authority)

Um anel com 1.800 anos de idade, exibindo a gravura de uma deusa romana segurando uma espada e uma lança, foi descoberto recentemente em uma antiga pedreira localizada no Monte Carmelo, ao norte de Israel. A descoberta foi feita por Yair Whiteson, um garoto de 13 anos, que estava caminhando próximo ao local com seu pai.

Os especialistas afirmam que o anel provavelmente pertenceu à Minerva, a deusa romana da guerra e sabedoria, equivalente à deusa grega Atena. Nir Distelfeld e Eitan Klein, inspetores da Unidade de Prevenção de Roubo da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), destacam que Minerva era bastante popular na região durante o período romano e era conhecida como a deusa da estratégia militar e da sabedoria.

“O objeto estava corroído, e a princípio pensei que fosse apenas um parafuso enferrujado”, disse Whiteson. “Pensei em aquecê-lo, mas, felizmente, entendi que era um anel. Em casa, vi que tinha uma imagem nele e inicialmente pensei que fosse um guerreiro.”

O anel foi encontrado perto de Khirbet Shalala, um sítio arqueológico no topo de uma colina no centro das Montanhas Carmelo, que foi explorado e documentado no passado por pesquisadores do Fundo de Exploração da Palestina do século XIX e pelo arqueólogo israelense Prof. Ruth Amiran. Segundo os pesquisadores, a descoberta do anel adiciona novas perspectivas aos dados coletados em escavações e pesquisas anteriores no local.

O anel agora será estudado mais detalhadamente para entender melhor sua origem e contexto histórico, proporcionando uma valiosa contribuição ao conhecimento arqueológico da região.