Descoberta em Massachusetts revela evidência antiga de oviposição de insetos

Sítio fóssil em Massachusetts revela evidência de oviposição de insetos, datando de 320 a 318 milhões de anos atrás.

(Imagem criada por DALL-E)

Pesquisadores descobriram um sítio fóssil bem preservado em Massachusetts, conhecido como Lantern North, datado de 320 a 318 milhões de anos atrás, que pode alterar a compreensão sobre os ecossistemas do Carbonífero. O local é notável pela diversidade de fósseis e pelo alto nível de preservação.

Entre as descobertas, foram identificadas lesões características de oviposição em fósseis de Cordaites, um grupo extinto de árvores que atingiam até 30 metros de altura. Essas evidências sugerem que o comportamento de oviposição de insetos pode ser até 14 milhões de anos mais antigo do que se acreditava anteriormente, anteriormente associado ao Pennsylvaniano, uma fase do Carbonífero.

A equipe de pesquisa acredita que o sítio pode servir como uma referência fundamental para reavaliar a história ecológica da Terra. Richard Knecht, autor principal do estudo, descreveu a descoberta como “sem precedentes” e um “momento crucial na evolução da vida na Terra”. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.