Descoberta pode evitar tremores indesejados em tratamento do Parkinson

Pesquisadores encontram forma de prevenir tremores em pacientes com Parkinson usando bloqueio de memórias ruins.

Imagem: Shutterstock/Naeblys

Um avanço significativo no tratamento da doença de Parkinson pode transformar a vida de muitos pacientes. Pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB) encontraram uma maneira de bloquear a formação de “memórias ruins”, o que pode prevenir um efeito colateral comum no tratamento da doença: os tremores involuntários.

De acordo com a neurologista Karen Jaunarajs, quando os pacientes utilizam a L-DOPA, principal medicamento para a doença de Parkinson, o cérebro tende a criar uma “memória” dos movimentos, o que resulta em efeitos colaterais como movimentos involuntários. A equipe de Jaunarajs conseguiu interromper esse processo em experimentos com camundongos ao bloquear uma proteína específica.

Os resultados iniciais são promissores, mas ainda necessitam de confirmação em estudos com humanos. Se essa abordagem se mostrar eficaz, pode permitir que os pacientes continuem a usar L-DOPA por períodos mais longos sem sofrer com os indesejados tremores.

O estudo completo foi publicado no Journal of Neuroscience, e abre novas perspectivas para melhorar a qualidade de vida das pessoas que enfrentam a doença de Parkinson.