Descobertas fósseis na África do Sul sugerem uso de sapatos há 150 mil anos

Vestígios encontrados indicam que nossos ancestrais protegiam os pés com sapatos primitivos.

Pesquisadores descobriram evidências fósseis em uma praia da África do Sul que indicam o uso de calçados há cerca de 150 mil anos. As marcas encontradas são semelhantes a pegadas humanas, mas sem impressões dos dedos, sugerindo que os pés estavam protegidos por algum tipo de material.

De acordo com os cientistas, as condições ambientais e os terrenos acidentados da época forçavam os humanos a buscar proteção para os pés. No entanto, nenhum vestígio do material utilizado para confeccionar os calçados foi encontrado, possivelmente devido à sua degradação ao longo do tempo.

Para tentar recriar o calçado antigo, a equipe analisou sandálias utilizadas pelo povo indígena San moderno e arte rupestre de dois mil anos. Eles compararam essas informações com as marcas deixadas na areia, concluindo que um modelo de sola dura e design aberto seria mais compatível com as pegadas fósseis observadas.

Os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais estudos para confirmar se esses humanos realmente fabricaram os primeiros sapatos da história.