Devido as fortes chuvas, Rio Cachoeira registra aumento de 7 metros, transborda e provoca alagamentos no sul da Bahia

Fortes chuvas elevam nível do Rio e afetam moradores em diversas cidades

O Rio Cachoeira, localizado em Itabuna, no sul da Bahia, sofreu um rápido aumento de volume, subindo sete metros devido às fortes chuvas que atingiram a região. Este fenômeno natural causou o transbordamento do rio, resultando em alagamentos significativos e afetando a vida dos primeiros moradores já na noite de sábado (27).

Este evento climático impactante é consequência das chuvas intensas que ocorreram nas áreas de nascentes dos rios Salgado e Colônia. As cidades do baixo-sul, extremo-sul, sudoeste e oeste da Bahia foram as mais afetadas pelos temporais, conforme relatos do Pimenta Blog. Locais como Wanderley, Iguaí, Itororó, Firmino Alves, Vitória da Conquista, Medeiros Neto, Barreiras, Almadina, Arataca, Canavieiras, Itaju do Colônia, Pau Brasil, Itapitanga, Coaraci, Jussari, Itapé, Uruçuca e Floresta Azul também registraram alagamentos severos. Além disso, em Muquém do São Francisco, mais de 500 pessoas foram desalojadas devido aos alagamentos.

A Defesa Civil de Itabuna reportou que, nas últimas 24 horas, a precipitação em Itabuna atingiu 49 milímetros, em Ilhéus 22 milímetros, em Itapetinga 87 milímetros, em Pau Brasil 21 milímetros e em Itaju do Colônia 50 milímetros. Com um total acumulado de 200 milímetros em Itabuna, a previsão do tempo indica que mais chuvas são esperadas nas próximas horas deste domingo (28).