O otimismo em relação ao Dia das Crianças de 2023 está em ascensão entre os comerciantes da Bahia, segundo aponta um recente levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA). A entidade analisou os dados do IPCA e constatou uma deflação média de 1,39% ao longo do último ano.
“Embora a maioria dos itens esteja com variação positiva, 50% dos que registram alta variam abaixo da inflação média da RMS, de 3,9%. Há, portanto, um ganho real”, afirma Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA.
Tendências do mercado
Entre os produtos, o computador pessoal lidera a lista de queda nos preços, com uma retração de 10,6% em 12 meses, seguido de aparelho telefônico (-8,78%). No ramo de instrumentos musicais, houve uma diminuição de 4,91%, enquanto a bicicleta teve uma variação tímida de -0,27%.
Na categoria de serviços, a maior queda foi observada no segmento de entretenimento, especificamente em cinema, teatro e concertos, com uma redução de 6,93% nos preços.
Vestuário e intenção de consumo
No setor de vestuário, as variações mais significativas foram observadas em sapato infantil, com alta de 7,25%, seguido por camiseta infantil (4,81%) e calça comprida infantil (3,45%). “O setor de Vestuário, Tecidos e Calçados deve crescer 8% na comparação com o mesmo período do ano passado”, destaca Dietze.
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado mensalmente pela Fecomércio-BA, mostra crescimento de 19,1% em comparação anual, atingindo 106,4 pontos numa escala de 0 a 200.
Fatores de impulso
De acordo com o consultor da Fecomércio-BA, os fatores que contribuem para este cenário positivo incluem preços mais baixos, maior capacidade de consumo, segurança no emprego e fácil acesso ao crédito. “Os preços mais baixos, maior capacidade de consumo, segurança no emprego e acesso fácil ao crédito são os fatores que devem fazer o Dia das Crianças de 2023 ser melhor que o do ano passado”, ressalta Dietze.