O Dia das Mães é um momento especial não só para celebrar, mas também para comprar aquele presente perfeito. No entanto, esse aumento significativo nas transações comerciais online atrai, também, a atenção de golpistas. Este ano, as estimativas apontam que mais de R$ 13 bilhões serão movimentados, criando uma grande oportunidade para os criminosos digitais.
Para garantir que sua compra seja tão segura quanto alegre, vale a pena ficar atento a algumas recomendações importantes de segurança cibernética.
Dicas de especialistas para compras seguras
- Fique atento ao phishing: Segundo Felipe Thomé, CISO da Dfense Security, golpes de phishing são muito comuns nesta época. E-mails, SMS e mensagens de WhatsApp que pedem urgência, pagamentos ou cliques suspeitos devem ser ignorados. Quando em dúvida, não clique e não efetue pagamentos!
- Senhas seguras são essenciais: Anthony Cusimano, diretor técnico da Object First, aconselha a não reutilizar senhas e investir em autenticação multifatorial. Utilize combinações de letras, números e caracteres especiais para criar senhas robustas e difíceis de serem descobertas.
- Proteção para os varejistas: Paulo de Godoy, da Pure Storage, destaca a importância da criptografia e dos controles de acesso para proteger as informações sensíveis dos consumidores. Ele recomenda também que todas as atualizações de segurança sejam aplicadas regularmente para evitar acessos não autorizados e malwares.
Lembre-se, quanto mais informado você estiver, menores serão os riscos de cair em golpes e ter sua alegria transformada em dor de cabeça. Compartilhe essas dicas com amigos e familiares, e faça do Dia das Mães um evento seguro e feliz para todos!