Os apaixonados que esperam comemorar o Dia dos Namorados em 2023 vão ter que se preparar o bolso. Apesar dos recentes sinais de abrandamento da inflação, os preços dos presentes associados à data subiram em média 6% nos últimos 12 meses, quase o dobro da inflação geral de 3,02% no mesmo período, de acordo com um estudo do economista Matheus Peçanha, pesquisador do FGV Ibre.
A maré alta dos preços: itens e serviços
Os dados apresentados pelo pesquisador indicam que tanto produtos quanto serviços experimentaram uma escalada nos preços. O estudo considerou uma cesta de 30 itens, com uma composição de 8 serviços e 22 produtos comumente associados à comemoração.
Os serviços, que incluem hospedagem em hotel ou motel, restaurantes, salões de beleza e cinema, viram uma alta média de 5,89%. Entre os produtos, cuja lista inclui desde sabonetes até perfumes e chocolates, a variação média foi de 6,07%.
Peçanha atribui as altas, em parte, à demanda aquecida por serviços após o fim das restrições da pandemia e a questões específicas de oferta e demanda no caso de determinados produtos.
Freio nas vendas e o impacto dos juros
Porém, nem todos os setores serão afetados igualmente. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) aponta que o alto nível dos juros no país deve desacelerar as vendas do comércio varejista neste Dia dos Namorados.
O setor deve movimentar R$ 2,54 bilhões em 2023, uma baixa de 2,2% em relação a 2022, porém ainda ligeiramente acima dos valores de 2019, pré-pandemia.
Esses juros elevados tendem a diminuir a demanda por produtos de maior valor cujas vendas dependem de financiamento, como eletrônicos e bicicletas. Nesse sentido, quatro produtos tiveram redução de preços: celular (-2,17%), computador e periféricos (-1,15%), bicicletas (-0,68%) e bijuterias (-0,25%).
A Onda Positiva nos Bares e Restaurantes
Entretanto, nem todas as notícias são sombrias para os casais que pretendem celebrar. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) revela que a maioria dos empresários do setor (79%) projeta um aumento no faturamento no Dia dos Namorados em relação ao ano anterior.
Além disso, para 57% dos proprietários e gestores de bares e restaurantes consultados, espera-se um incremento de até 30% no faturamento.
Então, apesar das adversidades econômicas, o amor ainda encontra espaço para florescer. Para quem pretende celebrar o Dia dos Namorados este ano, o planejamento financeiro e a criatividade serão seus melhores aliados.