A descoberta de um diorama em Luxor demonstrou a habilidade dos antigos egípcios na organização agrícola. O modelo, datado de 1980 a.C., foi encontrado em uma tumba, revelando detalhes sobre o armazenamento e a contagem de grãos, essenciais para a economia da época.
Ricamente decorado em madeira, o objeto exibiu intrincadas obras de gesso, tinta e linho que, juntos, representavam um celeiro em miniatura. A estrutura, com cantos levemente pontiagudos, dividia o espaço entre a área de armazenamento e o setor de registro, além de conter modelos de 15 homens em atividade, ilustrando o trabalho com os cereais.
Localizada na tumba de Meketre, mordomo-chefe do faraó, a peça ressaltava o controle do trigo e da cevada, fundamentais para o abastecimento real. Atualmente, o diorama está em exibição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, onde o público pode conhecer um pouco mais sobre as práticas agrícolas do Egito Antigo.