A conhecida companhia Disney e a criadora do popular jogo Fortnite, Epic Games, anunciaram uma grande colaboração com o objetivo de criar um “universo de jogos e entretenimento expansivo e aberto”. Como parte do anúncio, a Disney confirmou investimentos na ordem de US$ 1,5 bilhões para adquirir uma participação acionária na Epic.
Para esse projeto, muito parecido com um metaverso, os detalhes ainda são limitados. A Disney informa que, além de proporcionar uma experiência de jogo de classe mundial em parceria com o Fortnite, o novo universo persistente apresentará uma série de oportunidades para os usuários jogarem, assistirem, comprarem e interagirem com conteúdos. Os protagonistas dessas interações serão personagens e histórias famosas da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, Avatar, entre outras.
Os jogadores terão a chance de gerar suas próprias histórias e experiências, reconhecendo seu fandom de maneira única e compartilhando conteúdo em seus círculos de preferência. Todo esse universo virtual será potencializado pelo Unreal Engine.
Já houve várias colaborações entre Disney e Fortnite, com a caracterização de diversos personagens em Star Wars, Marvel e outros títulos da Disney no jogo. Potencializado por um mercado que se movimenta em torno do conceito de metaverso, a Epic Games se destaca. Enquanto isso, a Disney parece ter diminuído seus esforços nesse sentido, chegando a encerrar sua divisão dedicada a metaversos no ano passado.
Segundo Bob Iger, CEO da Disney, essa parceria representa a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e abre portas para oportunidades significativas de crescimento e expansão. De acordo com o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, a idéia é construir um ecossistema persistente, aberto e interoperável.
Todavia, ainda não foi divulgada uma data para o lançamento desse metaverso. Entre as novidades já anunciadas, temos uma atualização do tema The Mandalorian para Rocket League, que é parte do portfólio da Epic, incluindo um adereço de carro do Grogu.
Como antecedente, a Epic Games celebrou uma colaboração semelhante com a Lego. Em 2022, a empresa recebeu um investimento de US$ 2 bilhões, dos quais Sony e KIRKBI, empresa de investimentos dirigida pela família Lego, contribuíram. Como resultado, o jogo LEGO Fortnite foi lançado este ano.
Esse debut marcou uma nova era para o Fortnite. A Epic Games fez grandes esforços para expandir além das raízes do battle royale do jogo, transformando-o em uma plataforma para outros tipos de jogos e experiências. O lançamento do LEGO Fortnite foi seguido pelo Fortnite Festival, um jogo de música dos criadores de Rock Band, e Rocket Racing, um jogo de corrida do estúdio responsável por Rocket League.