Dois vulcões entram em erupção na Sicília com poucas horas de diferença

Monte Etna e Stromboli, ambos na Sicília, entraram em erupção com poucas horas de intervalo.

Imagem: Reprodução/Vigili del Fuoco

Monte Etna volta à atividade após quatro anos

O Monte Etna, um dos vulcões mais conhecidos da Itália, entrou em erupção recentemente, segundo informações da Euro News. Localizado na Sicília, o Etna possui 3,3 km de altitude e havia estado adormecido por quatro anos. No entanto, a atividade em uma de suas aberturas, a chamada “Boca Nova”, vinha se intensificando nos últimos tempos. A “Boca Nova” é uma das aberturas mais antigas do vulcão e tende a colapsar sob seu próprio peso quando se enche de lava e detritos.

Stromboli demonstra sua força

Horas depois da erupção do Etna, o Stromboli, também na Sicília, entrou em atividade. Considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, o Stromboli costuma fornecer erupções regulares, mas menores. A erupção que começou nesta sexta-feira (5) foi significativamente maior, com uma coluna de cinzas alcançando até dois quilômetros de altura. A lava fluiu em direção ao mar ao longo da Sciara del Fuoco, uma depressão na ilha do Stromboli que é um ponto turístico popular.

Medidas de segurança e monitoramento

Em resposta à erupção, as autoridades locais intensificaram o monitoramento do Stromboli. O corpo de bombeiros da Sicília aumentou suas atividades de vigilância, enquanto a guarda costeira da Itália reforçou suas patrulhas com mais barcos e aeronaves.

Veja a seguir um vídeo divulgado pelos bombeiros da Sicília que mostra um sobrevoo sobre o Stromboli, realizado nesta quinta-feira (4):