Eclipse solar anular: “Anel de Fogo” visível para 0,002% da população global

Eclipse solar anular será visível para 0,002% da população mundial, com transmissão ao vivo a partir das 15h20.

Em um eclipse solar anular, é formado um "Anel de Fogo" no céu. Crédito: IgorZh - Shutterstock

Nesta quarta-feira, 2, um eclipse solar anular transformará o Sol em um “Anel de Fogo”. O evento será transmitido ao vivo pelo Olhar Digital a partir das 15h20, horário de Brasília. Este é o terceiro eclipse do ano, seguindo um eclipse lunar em março e um eclipse solar total em abril, que foram visíveis em partes do Canadá, EUA e norte do México.

Apenas 0,002% da população mundial, cerca de 175 mil pessoas, poderá observar o “Anel de Fogo”. Aproximadamente 245 milhões de pessoas, ou 3% da população global, poderão ver um eclipse parcial do Sol. O fenômeno será visível em um caminho que atravessa o Oceano Pacífico e o sul da América do Sul, onde a Lua cobrirá 93% do Sol, com o “Anel de Fogo” visível por 7 minutos e 25 segundos.

O trajeto do eclipse se estende por 14.163 km, começando no sul do Havaí e terminando ao norte da Geórgia do Sul. Apenas 11.600 km desse caminho cruzam áreas continentais, principalmente no Chile e na Argentina. A Ilha de Páscoa, famosa por seus moais, será um dos locais privilegiados para observar o fenômeno.

No Brasil, o eclipse poderá ser visto em diversos estados, com a cobertura do Sol variando. Os estados que poderão testemunhar o evento incluem Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, entre outros. Porto Alegre verá 26% do Sol eclipsado, enquanto no Chuí, a cobertura será de 38,15%.