Economia de energia: bandeira tarifária continua verde em agosto

Brasileiros não terão custos adicionais na conta de luz.

A bandeira tarifária para o mês de agosto continua verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores brasileiros. Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), essa decisão foi tomada devido às condições favoráveis de geração de energia no país.

A bandeira verde não é apenas um acontecimento de agosto. Ela já marca presença desde abril de 2022, e se depender das expectativas da Aneel, esse cenário otimista deverá persistir até o encerramento do ano.

“O anúncio da bandeira verde pela ANEEL confirma as projeções feitas, ainda em 2022, de que o ano de 2023 não teria aumento da tarifa em função do acionamento das bandeiras. É importante para a redução de custos das empresas e para trazer mais conforto para o orçamento doméstico das famílias”, informou o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é a malha de linhas de transmissão responsável por levar a energia elétrica das usinas aos consumidores. A cor da bandeira reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, indicando que as condições de geração de eletricidade estão favoráveis.

Esse mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de trazer transparência ao custo real da energia elétrica. Através das cores (verde, amarela ou vermelha), os consumidores podem saber se a energia custará mais ou menos, de acordo com as condições de geração.

Fique ligado para mais atualizações aqui no Portal de Notícias ChicoSabeTudo!