Estudo recente realizado pelo National Center for Biotechnology Information, dos Estados Unidos, indica que o consumo excessivo de álcool pode interferir no funcionamento do sistema digestivo, levando a distúrbios como a diarreia. A pesquisa, realizada com 507 estudantes universitários, confirmou o efeito negativo do álcool no trânsito intestinal, expressão usada para designar o tempo que os alimentos demoram para atravessar o sistema digestivo.
Segundo os pesquisadores, a influência do álcool no trânsito intestinal depende de seu teor alcóolico. Bebidas com alto teor, como whisky e vodca (acima de 15%), tendem a retardar o movimento dos alimentos no estômago. Por outro lado, bebidas com teores comparativamente baixos, como vinho e cerveja, aceleram esse movimento.
A pesquisa aponta ainda que o álcool pode reduzir a absorção de xilose, um tipo de açúcar. Isso sugere que pessoas que consomem muitos alimentos açucarados – como doces, refrigerantes e sucos industriais – tendem a sofrer mais facilmente de diarreia depois de beber em excesso.
Além disso, o estudo também indicou que a frequência no consumo de bebidas alcoólicas pode intensificar os episódios de diarreia. Vale destacar, no entanto, que esta é apenas uma das diversas consequências negativas do consumo excessivo de álcool.