Elon Musk anuncia novo implante cerebral da Neuralink para breve

Musk revela planos da Neuralink para um segundo implante cerebral humano na próxima semana.

Imagem: kovop/Shutterstock

Elon Musk, o fundador da Neuralink, revelou nesta quarta-feira (10) que a empresa está pronta para realizar um segundo implante cerebral em um ser humano na próxima semana. Esta declaração vem após o primeiro implante, que enfrentou alguns desafios técnicos.

Durante a primeira experiência, realizada em Nolan Arbaugh, de 29 anos, alguns fios do chip se retraíram e desconectaram do cérebro do paciente. Atualmente, cerca de 15% dos fios permanecem conectados, mas Arbaugh ainda consegue usar seu implante para assistir a vídeos, ler e jogar xadrez e outros jogos, com uma utilização de até 70 horas semanais.

Para os próximos implantes, a Neuralink está trabalhando em soluções para mitigar a retração dos fios. Segundo DJ Seo, presidente da empresa, uma das estratégias é esculpir a superfície do crânio para minimizar o espaço abaixo do implante. Além disso, a empresa planeja inserir alguns fios mais profundamente no tecido cerebral e monitorar os movimentos dos fios.

O Dr. Matthew MacDougall, chefe de neurocirurgia da Neuralink, informou que os futuros implantes terão fios inseridos em várias profundidades para testar a hipótese de retração.

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) afirmou que continuará monitorando a segurança dos participantes do estudo da Neuralink através de relatórios regulares obrigatórios.