Elon Musk continua demitindo no Twitter e quer ‘imitar’ anúncios do Google 

Após dispensar a grande maioria dos funcionários do Twitter no ano anterior, Elon Musk disse em novembro que as demissões haviam cessado. Passados alguns meses, parece que a história não é exatamente essa.

Na semana passada, vários funcionários das redes de venda e engenharia foram demitidos. Além disso, um dos colaboradores que gerenciava a parte de publicidade da rede social, sob o comando direto de Musk, também foi dispensado, revelam fontes internas da organização. Até o momento, Elon já realizou pelo menos três rodadas de dispensas de funcionários desde novembro.

Novo tipo de propaganda no Twitter

Enquanto isso, o novo CEO da companhia determinou que todos os anúncios do Twitter devem ser redirecionados de maneira diferente, isso tudo numa única semana.

“Desculpe por mostrar tantos anúncios irrelevantes (…)”, diz uma postagem recente de Musk. Em breve, o Twitter vai vincular anúncios por palavras-chave e tópicos em vez de considerar as atividades de um usuário e dados do seu perfil — um modelo idêntico ao que o Google usa”.

“Isso melhorará drasticamente a relevância”, continuou.

A estratégia realmente funcionou bem no mecanismo de busca, uma vez que os usuários procuram pelo que é relevante, e ajudou o Google a criar um grande império nos anúncios online, um dos mais rentáveis de todos os tempos.

Contudo, ainda não há nenhuma pista de como isso pode funcionar em uma rede social, aponta o The Verge.

Foco em propaganda

O principal objetivo de Elon Musk desde que adquiriu a plataforma tem sido melhorar os anúncios. O executivo havia salientado anteriormente que os anúncios presentes na rede social são menos personalizados e eficazes em comparação com os da concorrência. Ainda não está claro se anúncios do Google, como orientação por palavras-chave, realmente irão melhorar a qualidade e retorno financeiro.

Prazo muito apertado

Alguns trabalhadores apontaram que o cronograma apresentado por Musk era totalmente improvável. Um deles foi Marcin Kadluczka, antigo chefe de engenharia de monetização.

 “Acredito que o Twitter pode realmente melhorar os anúncios em 2-3 meses (não necessariamente em uma semana)”, revelou em um tuíte no último sábado (20). 

A proposta, pelo visto, não foi bem recebida pelo novo CEO do Twitter. Marcin, assim como outros funcionários das organizações de anúncios, consumidores e vendas da rede social, foi dispensado na última sexta-feira (17).

Musk ainda não disse nada sobre as recentes dispensas de funcionários ou sobre o prazo apertado para a alteração no formato de publicidade no Twitter.