Emirados Árabes Unidos se destacam como centro tecnológico inovador

Os Emirados Árabes se firmam como um dos principais centros tecnológicos do mundo com feiras de inovação em Dubai.

Cão robô da GLAD International Education (Imagem: Bruno Ignácio de Lima/OlharDigital)

Emirados Árabes Unidos se destacam como centro tecnológico inovador

Os Emirados Árabes Unidos estão se estabelecendo rapidamente como um dos principais centros de tecnologia do mundo. Dubai, sinônimo de inovação e visão futurista, abriga anualmente duas das maiores feiras de tecnologia, a Expand North Star e a Gitex Global.

Com mais de 6.500 expositores de seis continentes, as feiras atraem em torno de 200 mil visitantes. Entre as inovações destacadas nesta edição, estão a inteligência artificial, a robótica e soluções inteligentes para diversos setores.

No primeiro dia, startups brasileiras selecionadas pelo Sebrae e Apex Brasil atraíram a atenção com inovações apresentadas.

Inovação educacional através da robótica

A Expand North Star é um espaço que reúne startups de diferentes partes do planeta, e neste ano a quantidade de empresas brasileiras dobrou. Mário Aguilar, CEO da GLED International Education, impressionou com um cão robô capaz de executar uma série de truques.

Este robô interativo não apenas entretem as crianças, mas também serve como uma ferramenta de aprendizado, funcionando por até cinco horas com uma carga de 40 minutos. O foco é auxiliar na educação infantil e no ensino da programação, com uma plataforma que traz gamificação e inteligência artificial.

“Nossas soluções são voltadas para jovens brasileiros, com a missão de aprimorar a proficiência em inglês”, diz Mário Aguilar.

A robótica é um grande aliado no ensino, e a GLAD oferece um sistema de gestão de aprendizado que introduz crianças à programação, promovendo a fluência na língua inglesa.

Expansão do projeto no Brasil

O cão robô já está em operação em escolas de São Paulo, com planos para expandir para o Ceará a partir de fevereiro de 2025.