Enem 2023 bate recorde com mais de 4,6 milhões de pré-inscrições

Com taxa de inscrição a ser paga até 21, o Inep celebra aumento significativo de candidatos.

Com data de pagamento da taxa de inscrição se aproximando, candidatos impulsionam número de pré-inscrições, contrariando tendência de queda.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 registrou um total de 4.673.333 pré-inscrições, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este número é um marco importante, já que sinaliza uma mudança na curva descendente de inscrições que vinha se mantendo desde 2017.

Camilo Santana, ministro da Educação, comemorou o feito em suas redes sociais, salientando o esforço contínuo do governo em criar mais oportunidades para os jovens brasileiros. Ele citou o compromisso em ajudar os estudantes a “voltar a sonhar com mais oportunidades, para que conquistem o seu diploma na universidade”.

Enem 2023: Uma quebra de tendência

O número de inscritos para o Enem vinha apresentando uma queda significativa nos últimos anos. Em 2017, 6,1 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. Já em 2022, o número de inscrições caiu drasticamente para pouco mais de 3,3 milhões.

No entanto, os dados atuais apresentados pelo Inep podem sinalizar uma inversão dessa tendência. A confirmação virá após o fechamento do período de pagamento das taxas de inscrição.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição no valor de R$ 85 deve ser paga até a próxima quarta-feira, dia 21. O valor pode ser quitado via Pix, cartão de crédito, débito em conta ou por boleto gerado na Página do Participante.

Após este prazo, o Inep divulgará o número final de inscritos para o Enem 2023.

Provas em Novembro e resultados em Janeiro

O exame está agendado para os dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 24 de novembro no portal do Inep, e os resultados individuais no dia 16 de janeiro de 2024.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio e serve como o principal meio de acesso à educação superior no Brasil. Ele é utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e também como critério para auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com a possibilidade de uma virada no número de inscritos, o Enem 2023 promete ser um marco na trajetória do exame, simbolizando a resiliência e a esperança dos estudantes brasileiros em um futuro promissor através da educação.