A Equatorial Energia, responsável pelo fornecimento de eletricidade em Alagoas, anunciou que irá propor um reajuste médio de 2,67% nas tarifas de energia elétrica para os consumidores residenciais do estado. Este aumento faz parte da revisão tarifária anual prevista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e deverá entrar em vigor a partir da fatura de maio.
O anúncio do reajuste está programado para esta terça-feira, 23 de abril, conforme decisão tomada em audiência no início do ano. A nova tarifa será aplicada a 1,3 milhão de unidades consumidoras espalhadas pelos 102 municípios do estado.
Enquanto os consumidores residenciais, conectados em baixa tensão, enfrentarão um aumento nas suas contas de luz, os clientes de alta tensão, como as indústrias, terão uma redução média de 3,34% em suas tarifas. De acordo com a Aneel, o efeito médio ponderado do ajuste tarifário para todos os consumidores será de um aumento de 0,93%.
Os principais fatores que influenciaram o reajuste incluem os custos com encargos setoriais, atividades de distribuição de energia e componentes financeiros. A proposta ainda passará por avaliação e aprovação na Reunião Pública Ordinária da diretoria da Aneel, agendada para o próximo dia 30 de abril.