Em um movimento estratégico no mercado chinês de tecnologia, a Baidu, amplamente reconhecida por seu desenvolvimento em inteligência artificial (IA), consolidou uma parceria com a Lenovo para integrar sua avançada tecnologia de IA, conhecida como Ernie, em smartphones. Este acordo, destacando um foco intenso na aplicação de IA em dispositivos móveis, segue uma trajetória similar à recente colaboração entre a Baidu e outras gigantes tecnológicas, incluindo a Samsung.
Dentro da esfera de aplicação, um porta-voz da Baidu explicitou que a parceria permitirá à Lenovo incorporar o Ernie, um robusto modelo de linguagem, em seus smartphones. Vale ressaltar que a Lenovo, que vai além de seus próprios dispositivos fabricados, é proprietária também da Motorola, expandindo assim o alcance potencial dessa inovação tecnológica. Até o momento, a Lenovo já implementou a tecnologia Ernie em seus navegadores e aplicações para tablets, porém não divulgou comentários acerca de futuras expansões da parceria.
O pacto entre Baidu e Lenovo ressalta uma tendência crescente no uso de IA em smartphones, estimulada pelo sucesso de iniciativas como o ChatGPT da OpenAI. Observa-se que empresas líderes como Google e Apple estão intensivamente engajadas em incorporar funções de IA, tais como chatbots e sistemas de tradução em tempo real, em seus dispositivos. Estatísticas da Canalys preveem que em 2024, aproximadamente 5% das vendas globais de smartphones, equivalendo a 60 milhões de unidades, terão capacidades avançadas de IA incorporadas.
A China, em particular, está acelerando o desenvolvimento de sua própria tecnologia de IA para competir com gigantes americano como OpenAI e Google, cujos produtos de IA não estão acessíveis no mercado chinês. Empresas como Baidu, Tencent e Alibaba estão na vanguarda desse esforço inovador. De acordo com Robin Li, CEO da Baidu, só em 2023, o governo chinês aprovou mais de 70 grandes modelos de linguagem de IA, com a tecnologia da Xiaomi inclusa no último lote de aprovações.
Com mais de 200 modelos de IA disponíveis no mercado, a China está se posicionando como um competidor formidável no campo da tecnologia de IA. A colaboração entre Baidu e Lenovo poderá não apenas impulsionar esta indústria no país, mas também contribuir para o refinamento e treinamento contínuo da IA, através da coleta e análise de vastos conjuntos de dados gerados pelos usuários de smartphones.