ESA apresenta imagens detalhadas de Aganippe Fossa em Marte
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou recentemente imagens de alta qualidade de um impressionante vale de 600 km de comprimento situado na superfície de Marte. Denominado Aganippe Fossa, este vale supera em extensão o famoso Grand Canyon, que possui 445 km.
Este tipo de formação geológica em Marte, caracterizada por suas paredes íngremes, é conhecida como “graben”, um termo que vem do alemão e significa vala. A Aganippe Fossa é uma das mais detalhadamente fotografadas até agora pela missão da ESA.
Os cientistas da ESA ainda não determinaram a origem exata e a era de formação do Aganippe Fossa, mas acreditam que ela pode ter se formado devido à atividade magmática sob os vulcões colossais da região de Tharsis, o que causou a extensão e ruptura da crosta marciana.
O nome Aganippe Fossa tem raízes na mitologia grega, com Aganippe sendo a filha do rio Termessos e uma ninfa associada a uma fonte na base do Monte Helicon, na Grécia. Esta cicatriz marciana está situada na base de Arsia Mons, um dos maiores vulcões de Marte, e “Fossa” vem do latim para vala ou trincheira.
Dinâmica da superfície marciana
Além da formação do vale, foram observados padrões de poeira e areia criados pelos fortes ventos marcianos na região, que formam desenhos semelhantes aos de uma zebra. A área também apresenta evidências de fluxos de lava, indicando uma intensa atividade vulcânica no passado.
A ESA destacou que a missão tem sido altamente produtiva, proporcionando uma compreensão detalhada do Planeta Vermelho. As descobertas contínuas reforçam nosso conhecimento sobre os processos geológicos que moldaram Marte ao longo de bilhões de anos.