Especialistas dão dicas para retomar os cuidados com a saúde no pós-carnaval

Os brasileiros, e especialmente os baianos, amam o carnaval. Neste período é comum, o consumo exagerado de bebidas e a má alimentação entre os foliões, que, depois da comemoração, retomam a sua rotina de hábitos saudáveis

A nutricionista Karine Lins trouxe algumas recomendações para esclarecer algumas dúvidas e mostrar como retomar de forma efetiva e correta uma rotina saudável. Ao ser questionada sobre os foliões que exageraram na bebida durante a folia, ela recomendou a hidratação extrema e afirmou que é de vital importância beber dois a três litros de água diariamente.

A especialista ainda ressaltou a importância de uma alimentação saudável e natural.

“Priorizar uma alimentação mais natural possível, com nutrientes que ajudem o corpo a desinflamar como as frutas e verduras. Além de evitar ao máximo alimentos inflamatórios e industrializados, cheios de gordura e química. Lembre que seu corpo agora precisa de nutrientes que ajudam a desinflamar e não algo mais para inflamar. Ou seja: “descasque mais e desembale menos”; salientou.

A nutricionista lembrou da importância do descanso depois do carnaval. 

“Se alimentar melhor e ter uma boa hidratação. Você precisa oferecer ao seu corpo os nutrientes que ele precisa para se defender. Ingira proteína de boa qualidade (ovos, frango, peixe, carnes magras), frutas, verduras, raízes e fontes de gorduras boas (castanha-do-pará, azeite de oliva, abacate)”, disse Karine.

Bruno França, educador físico, também deu dicas sobre os exercícios e cuidados nesse período.

 “Se ainda está muito cansado, com dores pelo corpo, sem ânimo. Segure um pouco mais o retorno! Mas também não deixe se estender demais. Em média, 3 dias de descanso é o suficiente para voltar a rotina”, estabeleceu Bruno.

O profissional ressaltou, ainda, a necessidade de ser coerente nesse período, sem fazer atividades radicais. 

“A atividade ideal é a habitual, aquela que lhe gera prazer e que você já tem um histórico de prática. Agora não é o momento nem de mudanças bruscas e nem novos desafios. Voltar com cautela e auxílio profissional. Reduzir o volume dos treinos (quantidades de séries por exercícios) e intensidade (peso usado durante as séries) é um ótimo mecanismo de retorno”, definiu.