Na tarde da última quarta-feira (26/6), o estudante de engenharia elétrica Genésio Alves de Araújo Júnior, de 25 anos, viveu um episódio inesperado: um depósito de R$ 100 mil caiu em sua conta bancária por meio de um Pix enviado por engano.
Surpreso com a transação, Genésio decidiu devolver o dinheiro. No entanto, o processo se mostrou mais complicado do que ele imaginava. Em seu relato no Reddit, o aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) explicou que sua conta foi bloqueada pelo banco por suspeita de fraude logo após a transferência. “Não sei o que fazer, não quero ser preso”, desabafou ele na rede social.
No dia seguinte (27/6), um homem entrou em contato com Genésio por meio de áudios, admitindo ser o responsável pela transferência equivocada e solicitando a devolução do dinheiro. Apesar de o número de telefone ser brasileiro, o homem falava com um sotaque chinês e tinha um nome estrangeiro.
Determinando a resolver a situação, Genésio foi ao banco naquela mesma tarde. Após um diálogo com a gerente, conseguiu desbloquear sua conta e devolveu o valor transferido por engano. “Quero fazer a escolha certa, eu não quero ser preso”, disse o estudante.
Apesar de sua ação honesta, Genésio acabou tendo prejuízos. Além de gastar tempo e dinheiro para ir ao banco, o responsável pela transferência errada não cumpriu a promessa de reembolsar os custos da corrida de aplicativo.
Genésio também registrou um boletim de ocorrência como medida de segurança, conforme declarou em entrevista ao G1.