Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Estúdios de jogos inesquecíveis que moldaram a indústria e desapareceram

Descubra a história de estúdios icônicos de jogos que deixaram de existir, mas cujo legado ainda impacta a indústria.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A indústria de jogos eletrônicos é marcada por constantes mudanças e evoluções. Diversos estúdios de jogos, que um dia foram sinônimos de sucesso e inovação, acabaram fechando suas portas, mas deixaram um legado significativo. Entre esses estúdios, alguns se destacaram por suas contribuições memoráveis e pelo impacto duradouro que tiveram na indústria.

A Lionhead Studios, fundada em 1996 por Peter Molyneux, é lembrada principalmente pela série “Fable”, que oferecia uma experiência de RPG única com escolhas morais impactando a narrativa. Adquirida pela Microsoft em 2006, a Lionhead operou até 2016, quando foi encerrada, deixando projetos promissores, como “Fable Legends”, sem lançamento.

A Midway Games, famosa por clássicos como “Mortal Kombat” e “NBA Jam”, enfrentou dificuldades financeiras nos anos 2000, culminando em sua falência em 2009. A Warner Bros. adquiriu seus ativos, incluindo os direitos de “Mortal Kombat”, integrando muitos dos funcionários ao NetherRealm Studios.

A Bullfrog Productions, outro estúdio fundado por Peter Molyneux, foi pioneira em jogos de simulação e estratégia com títulos como “Populous” e “Dungeon Keeper”. Adquirida pela Electronic Arts em 1995, a Bullfrog foi descontinuada em 2001, mas seus jogos continuam influentes.

A THQ, conhecida por jogos como “Saints Row” e “Darksiders”, declarou falência em 2012 após problemas financeiros. Seus ativos foram vendidos em leilão, com a Nordic Games adquirindo a marca e muitos títulos famosos, renomeando-se posteriormente como THQ Nordic.

A Irrational Games, fundada por Ken Levine em 1997, é celebrada por títulos aclamados como “BioShock” e “BioShock Infinite”. Em 2014, Levine anunciou o fechamento do estúdio para focar em projetos menores, resultando na formação da Ghost Story Games.

A LucasArts, criada por George Lucas em 1982, é icônica por jogos de aventura como “Maniac Mansion” e “Monkey Island”, além de títulos de “Star Wars”. Após a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012, a LucasArts foi descontinuada em 2013.

A Visceral Games, originalmente EA Redwood Shores, destacou-se pela série “Dead Space”. Em 2017, a EA anunciou o fechamento do estúdio, interrompendo o desenvolvimento de um jogo de “Star Wars”.

A Pandemic Studios, conhecida por “Star Wars: Battlefront” e “Mercenaries”, foi adquirida pela EA em 2007 e fechada em 2009. Suas franquias populares foram continuadas por outros estúdios.

A Westwood Studios, famosa pela série “Command & Conquer”, foi adquirida pela EA em 1998 e fechada em 2003, com a marca continuando sob outros estúdios da EA.

O Ensemble Studios, criador de “Age of Empires”, foi adquirido pela Microsoft em 2001 e fechado em 2009. Ex-funcionários fundaram novos estúdios, como Robot Entertainment, que continuaram a trabalhar em títulos relacionados.

Esses estúdios, apesar de não existirem mais, deixaram um impacto duradouro na indústria de jogos, com seus títulos e inovações continuando a influenciar desenvolvedores e jogadores.

Mais Lidas