A Dorsal do Meridiano Noventa-Este, uma impressionante cadeia de montanhas submersas no Oceano Índico, supera as Montanhas Rochosas em extensão, com cinco mil quilômetros escondidos sob as águas. Um estudo recente, publicado na Nature Communications, trouxe novas revelações sobre a origem dessa formação, datando sua criação entre 43 e 83 milhões de anos atrás.
Os montes submarinos, que são vulcões localizados no fundo do mar, se formam em pontos quentes abaixo da superfície da Terra. Inicialmente, acreditava-se que esses pontos eram fixos, mas a nova pesquisa sugere que o ponto quente da Dorsal Ninetyeast se moveu ao longo do tempo, desafiando a compreensão anterior.
O geocientista Hugo Olierook, da Curtin University, explica que este é o primeiro caso documentado de um ponto quente móvel no Oceano Índico. A pesquisa foi realizada por cientistas de várias partes do mundo e mostra que a pluma do manto de Kerguelen se formou quando a Placa Indiana começou a se mover, resultando na abertura do Oceano Índico.