Estudo revela possível aumento de apetite em usuários de Ozempic

Pesquisa mostra que Ozempic, usado para emagrecimento, pode paradoxalmente aumentar o apetite em usuários.

Um estudo recente realizado pela Deutsche Bank, uma instituição financeira alemã, indicou que o uso de semaglutida, conhecida comercialmente como Ozempic, pode resultar em aumento de apetite em alguns usuários. Originalmente desenvolvido para o tratamento de diabetes, o medicamento vem sendo utilizado por indivíduos interessados na perda de peso, devido ao seu efeito secundário relacionado à redução do apetite.

A pesquisa entrevistou 600 cidadãos americanos, dos quais 70% ainda estão utilizando e 30% já utilizaram medicamentos como Ozempic ou Wegovy. Os resultados demonstraram que, após o início do uso da medicação, 18% dos entrevistados relataram um aumento no apetite, e 17% experimentaram um aumento ainda mais significativo. Por outro lado, entre aqueles que notaram mudanças no apetite, 30% disseram comer “pouco menos” e 22% “muito menos” do que antes.

Uma consequência adicional observada no estudo foi o efeito rebote em pessoas que interromperam o uso do medicamento. Este grupo experimentou um rápido ganho de peso, sugerindo um potencial risco de efeitos sanfona mais intensos em usuários que sofrem aumento de apetite.

Essas descobertas acrescentam uma nova camada de complexidade ao entendimento dos efeitos da semaglutida, especialmente no que se refere ao controle do peso. A pesquisa contribui para um debate mais amplo sobre os impactos e a segurança do uso de medicamentos originalmente destinados a outras condições de saúde em contextos diferentes, como a gestão do peso corporal.