Estudo revela qualidade do ar em banheiros públicos

Estudo da Florida Atlantic University revela que banheiros públicos têm alta contaminação no ar.

(Imagem: Shutterstock)

Pesquisadores da College of Engineering and Computer Science da Florida Atlantic University conduziram um estudo sobre a qualidade do ar em banheiros públicos, destacando a quantidade de partículas contaminantes dispersas após o acionamento da descarga em vasos sanitários e mictórios.

O experimento foi realizado em um banheiro previamente higienizado e equipado com ventilação adequada. Durante cerca de três horas, a equipe observou um aumento significativo na concentração de aerossóis, que são partículas que podem permanecer suspensas no ar por longos períodos, transportando microrganismos prejudiciais.

Importância do Uso da Tampa

Os dados obtidos mostraram que gotículas com menos de 3 micrômetros, que podem propagar patógenos, eram lançadas no ar, especialmente quando a descarga era acionada com a tampa aberta. Usar a descarga com a tampa fechada é uma medida eficaz para minimizar a dispersão dessas partículas. Além disso, melhorar os sistemas de ventilação desses ambientes é uma alternativa recomendada pelos pesquisadores para mitigar esse problema.