Estudo revela que meteoros Táuridas representam baixo risco

Nova pesquisa sugere que os meteoros Táuridas têm um risco reduzido de causar danos à Terra.

Crédito: Alexyz3d/shutterstock.com

A chuva de meteoros Táuridas, que se manifesta anualmente entre setembro e dezembro, é conhecida por seus impressionantes meteoros brilhantes, muitas vezes descritos como “bolas de fogo”. Uma nova análise sobre a chuva trouxe alívio à comunidade científica. A pesquisa, liderada pelo astrônomo Quanzhi Ye da Universidade de Maryland, utilizou o telescópio Zwicky Transient Facility (ZTF) para mapear o céu e investigar a composição dessa chuva celestial.

Os resultados sugerem que, embora alguns detritos continuem a ser monitorados, a probabilidade de serem associados a asteroides perigosos, com dimensões que pudessem causar danos substanciais, é bastante reduzida. Em entrevista, Ye afirmou, “Ainda precisamos monitorar algumas fontes, mas os dados são encorajadores”.

As táuridas são notórias por suas luminosas “bolas de fogo” que ultrapassam o brilho de planetas como Vênus. Durante anos, temia-se que esses meteoros pudessem estar associados a grandes asteroides que poderiam causar estragos na Terra. Entretanto, os recentes achados sugerem que o perigo é consideravelmente menor, acalmando os especialistas em proteção planetária.