Estudo revela que pequenas mudanças na rotina podem melhorar a pressão arterial

Um estudo da Circulation mostra que cinco minutos de exercício diário podem ajudar a controlar a pressão arterial. Atividades simples como subir escadas mostraram reduzir a pressão arterial.

Imagem: GBJSTOCK/Shutterstock

Um estudo internacional, publicado na revista Circulation, apontou que dedicar apenas cinco minutos diários a atividades físicas pode ser suficiente para reduzir a pressão arterial. A pesquisa, liderada pela Universidade de Sydney e pelo University College London, revelou que atividades simples como subir escadas, caminhar rapidamente ou andar de bicicleta podem baixar a pressão arterial sistólica em até 0,68 mm Hg e a diastólica em 0,54 mm Hg.

A hipertensão é um problema que afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo e é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. Embora mudanças na dieta e medicamentos sejam fundamentais, a falta de tempo e condicionamento físico muitas vezes impede a prática regular de exercícios.

O estudo destacou que pequenas alterações no cotidiano, como trocar o tempo sentado por atividades mais intensas, podem ter um impacto positivo na saúde cardiovascular. Além disso, os pesquisadores observaram que, mesmo uma curta duração de exercícios intensos, como cinco minutos, já traz benefícios, sendo mais eficazes do que atividades leves como caminhar.