Estudo sugere que núcleo da Terra está transferindo ferro para o manto

Cientistas descobriram que o núcleo da Terra pode estar transferindo ferro para o manto, com implicações para a compreensão da água no planeta.

Representação artística das camadas da Terra. Crédito: Naeblys - Shutterstock

Um novo estudo revelou que o núcleo da Terra, que é composto majoritariamente por ferro e níquel, pode estar “vazando” ferro para o manto. Essa descoberta foi feita por cientistas que simularam em laboratório as condições extremas do interior da Terra, onde temperaturas superiores a 2.000°C e pressões intensas permitem observar como os isótopos de ferro se comportam.

Os resultados mostraram que os isótopos mais pesados tendem a migrar para áreas mais frias, sugerindo que esse “vazamento” pode ter acontecido ao longo de bilhões de anos. “Se isso for confirmado, significaria uma interação entre o núcleo e o manto muito mais prolongada do que se imaginava”, comentou Charles Lesher, da Universidade de Aarhus.

Além disso, a pesquisa também destaca a capacidade do manto de armazenar água, com a ringwoodita sendo um mineral que pode conter quantidades significativas de água, potencialmente três vezes o volume dos oceanos. Isso sugere que a água na Terra pode estar mais escondida do que se pensava.