A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA lançou a regulamentação que abrange os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecidos como carros voadores. Esta é a primeira nova categoria de aeronaves civis desde a introdução dos helicópteros nos anos 40.
As diretrizes promovem uma estrutura para diversas operações, como táxis aéreos e transporte de carga, atuando tanto em ambientes urbanos quanto rurais. Além disso, a regulamentação estabelece padrões de treinamento para pilotos e instrutores, definindo requisitos operacionais, incluindo visibilidade apropriada e altitudes mínimas.
- Criação de um Regulamento Federal Especial de Aviação (SFAR) que visa simplificar a certificação e o treinamento.
- Aplicação de normas operacionais de helicópteros a algumas etapas do voo, adotando uma abordagem baseada no desempenho.
- Permissão para que pilotos realizem treinamento em voo motorizado com um único conjunto de controles, ao contrário das regras anteriores que exigiam um conjunto para o aluno e outro para o instrutor.
Mike Whitaker, administrador da FAA, afirmou: “Estamos comprometidos em garantir a segurança deste sistema enquanto integramos inovações tecnológicas. Esta regra estabelece bases sólidas para que as aeronaves de elevação motorizada voem com segurança em nosso espaço aéreo. “
As aeronaves eVTOL, que utilizam rotores de inclinação para permitir decolagens e pousos verticais, também fazem a transição para voos convencionais. Startups americanas como Joby Aviation e Archer têm investido fortemente nessa área, ressaltando a necessidade de regulamentação apropriada para o desenvolvimento dessas tecnologias.
Joe Ben Bevirt, CEO da Joby, elogiou as novas normas, afirmando que elas são fundamentais para que os EUA mantenham sua liderança no desenvolvimento de aviações limpas. No entanto, o processo de certificação ainda é extenso, e atualmente não há aeronaves de elevação motorizada operando comercialmente no país.