Evidências geológicas confirmam glaciação global na Era da Terra Bola de Neve

Pesquisadores confirmam que a glaciação global da Era da Terra Bola de Neve atingiu regiões equatoriais, segundo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Imagem gerada por Inteligência Artificial representando o conceito de Terra Bolade Neve. Crédito: Shutterstock AI Generator

Uma nova pesquisa realizada nas Montanhas Rochosas dos Estados Unidos trouxe à tona informações valiosas sobre a Era da Terra Bola de Neve, que ocorreu entre 720 e 635 milhões de anos atrás. O estudo, liderado pelo pesquisador Liam Courtney-Davies, da Universidade do Colorado, indica que a camada de gelo se estendeu por todo o planeta, incluindo áreas equatoriais, algo que antes era incerto.

Os cientistas analisaram os arenitos Tavakaiv, que revelaram estruturas formadas sob grandes camadas de gelo, similar às que observamos hoje na Antártica. Essa descoberta fornece a primeira evidência física de que a glaciação se estendeu até os centros dos continentes equatoriais.

Os resultados foram publicados na Proceedings of the National Academy of Sciences e são considerados um marco na compreensão do clima da Terra e suas implicações na evolução da vida.