Salvador, juntamente com outros 16 municípios da Bahia, registrou a identificação de novas sublinhagens da variante Ômicron do vírus da Covid-19, especificamente as sublinhagens JN.1 e JN.1.1. Este achado foi divulgado em um relatório recente do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), com amostras coletadas no período de 24 de dezembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024, antecedendo as celebrações populares na região.
Diante desta detecção, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu uma recomendação para que a população busque atualizar seu esquema vacinal contra a Covid-19, especialmente em um momento de expectativa de grandes aglomerações devido às festividades que atraem visitantes de várias partes do país e do exterior. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou a importância da vacinação neste período crítico.
“É importante que todos busquem os postos de vacinação tenham o esquema vacinal atualizado, principalmente neste momento que ocorrem festas com grandes aglomerações de pessoas vindas de diversas partes do país e até mesmo estrangeiros”, informou Roberta.
Como parte das medidas de prevenção, a Sesab, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, iniciou em 17 de janeiro uma campanha de vacinação pré-carnavalesca, com foco na imunização com a vacina bivalente, tendo aplicado 8.233 doses até o momento. Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, reforçou que as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra as variantes presentes no país e são cruciais para reduzir a incidência de casos graves e mortes pela doença.
A cobertura vacinal com o imunizante bivalente na Bahia é de 15,05%, sendo este destinado prioritariamente para pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos imunocomprometidos acima de 12 anos que não receberam doses do imunizante nos últimos 6 meses. Durante a campanha pré-carnaval, a vacinação está aberta a todos os indivíduos a partir de 12 anos de idade, visando uma maior proteção da população frente ao surgimento de novas variantes.
Confira onde a nova variante da Covid-19 foi detectada:
- ADUSTINA
- ALAGOINHAS
- AMÉLIA RODRIGUES
- BARROCAS
- CAMAÇARI
- CATU
- CONCEIÇÃO DA FEIRA
- CONCEIÇÃO DO COITÉ
- FEIRA DE SANTANA
- PARIPIRANGA
- PIATÃ
- PINTADAS
- POJUCA
- SALVADOR
- SANTA BÁRBARA
- SANTO ANTÔNIO DE JESUS
- VITÓRIA DA CONQUISTA