Traficantes na Bahia têm adicionado fentanil, um opioide responsável por muitas mortes por overdose nos Estados Unidos, à cocaína com o objetivo de economizar na qualidade do produto, mas oferecer o mesmo nível de “onda”. Essa nova estratégia tem sido utilizada pelos traficantes da região para lucrar, já que o fentanil tem uma potência de 50 a 100 vezes maior que a morfina e pode ser adicionado em pequenas quantidades, sem ser perceptível ao consumidor.
O fentanil é um fármaco legalizado no Brasil para atuação exclusiva em unidades hospitalares, mas tem sido desviado para uso recreativo. No entanto, o grande problema é que o usuário não tem noção do que existe dentro dessas drogas manipuladas, o que aumenta o risco de overdose. Segundo o Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, o fentanil tem uma capacidade absurda de provocar o vício no usuário e, principalmente, a overdose, que acontece instantes após o seu consumo, normalmente com uma parada respiratória.
No início deste mês, equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) apreenderam cerca de 60 ampolas de fentanil em um laboratório de entorpecentes que funcionava em uma casa de luxo, na praia de Barra de Jacuípe, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O fentanil é um opiode regulamentado e chega ao Brasil de modo legal, por isso a polícia investiga os casos de apreensão desse material como oriundos de um desvio, que pode ocorrer tanto no laboratório quanto nas unidades de saúde hospitalar.
O delegado da Coordenação de Narcóticos do Draco, Alexandre Galvão, ressalta que o fentanil é uma das medicações mais importantes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “porque sendo usado de forma adequada é extremamente seguro, de baixíssimo risco de acidentes em cirurgias”, o que explica a necessidade de comercialização do produto para o fim ao qual ele foi criado. Porém, os traficantes estão usando essa substância de forma imprópria, adicionando-a à cocaína e vendendo como se fosse uma droga pura, o que coloca a vida dos usuários em risco.
Desse modo, é importante que as pessoas fiquem atentas e evitem o consumo de drogas desconhecidas, já que muitas vezes o que parece ser uma droga pura pode estar adulterada com substâncias perigosas. O uso dessas drogas manipuladas pode levar a consequências graves, como a overdose e até mesmo a morte.