Filmes, jogos e animes inspirados em Mad Max: descubra 9 obras incríveis

Explore o legado de Mad Max em obras como Waterworld, Resident Evil, Trigun e mais. Descubra criações imersas no caos pós-apocalíptico!

Texto

A influente franquia cinematográfica Mad Max, criada por George Miller, revolucionou o cinema com sua estética pós-apocalíptica e distópica, sobretudo nos dois primeiros filmes. Desde então, inúmeras obras em diversas mídias, como filmes, jogos e outras, se inspiraram nesse mundo caótico e desolado, apresentado de forma nunca antes vista.

Explore algumas dessas obras impactadas por Mad Max:

O livro de Eli (2010)

Estrelado por Denzel Washington como Eli, um nômade com habilidades de luta excepcionais em um mundo pós-apocalíptico. Ele viaja pelos EUA devastados carregando um livro misterioso. O elenco também inclui Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson e Jennifer Beals.

Os Guerreiros do Bronx (1982) e Fuga do Bronx (1983)

Esses filmes de ação italianos, dirigidos por Enzo G. Castellari, exploram um cenário distópico em Nova York, com gangues violentas em um cenário pós-apocalíptico.

Waterworld (1995)

Conhecido como “Mad Max na água”, este filme se passa em um futuro onde as calotas polares derreteram, cobrindo a maior parte da Terra com água. Os sobreviventes vivem em plataformas flutuantes e lutam por recursos escassos. Kevin Costner estrela como um andarilho que navega pelas águas em seu Trimarã, em um dos maiores fracassos de bilheteria da história de Hollywood.

Resident Evil: Extinção (2007)

O terceiro filme da franquia Resident Evil difere do habitual, apresentando um apocalipse zumbi em um universo semelhante a Mad Max, com ambientes desérticos e distópicos. Dirigido por Russell Mulcahy, roteirizado por Paul W. S. Anderson e estrelado por Milla Jovovich.

Hokuto no Ken (1983-1988)

Ambientado em um mundo pós-apocalíptico devastado por guerras nucleares, este mangá de Buronson e Tetsuo Hara segue Kenshiro, um guerreiro sucessor do Hokuto Shinken, um estilo de arte marcial letal. A obra rendeu várias adaptações em séries e filmes de anime.

Trigun (1995-2007)

Escrito e ilustrado por Yasuhiro Nightow, esta série de mangá, com adaptações em anime, se passa em um planeta desértico. Ela mistura faroeste e ficção científica, acompanhando Vash, o Estouro da Boiada, um pistoleiro que evita a violência, mas a destruição o persegue.

Desert Punk (1997-2020)

Criada por Masatoshi Usune, esta série de mangá, também com adaptação para anime, é situada em um Japão pós-apocalíptico transformado em deserto. O protagonista é um mercenário errante apelidado de Desert Punk, que anda com uma jovem aprendiz.

Rage (2011 e 2019)

Desenvolvida pela id Software e publicada pela Bethesda Softworks, essa série de jogos de tiro em primeira pessoa se passa em um futuro em que a Terra foi devastada pelo impacto de um asteroide. Nela, você utiliza veículos para explorar um mundo desértico pós-apocalíptico e usa uma variedade de armas.

Fallout (1997-presente)

Esta franquia de jogos de RPG pós-apocalípticos apresenta cenários devastados pela guerra nuclear, com um estilo retrô-futurista que mistura a estética dos anos 1950 com tecnologia avançada. Em 2024, o game recebeu uma adaptação em série, disponível no Amazon Prime Vídeo.