Foguete da NASA cria fenômeno raro no céu da Califórnia
O lançamento do foguete Firefly Alpha, ocorrido no último dia 3, proporcionou um espetáculo raro nos céus da Califórnia, nos Estados Unidos. O foguete, que transportava oito pequenos satélites da NASA como parte do programa de Cubesats, decolou da Base da Força Espacial Vanderberg e gerou um buraco ionosférico, fenômeno que foi registrado em um timelapse feito pelo cientista atmosférico David Blanchard.
Os buracos ionosféricos surgem quando um foguete queima o combustível do seu segundo estágio no centro da ionosfera, entre 200 e 300 quilômetros de altitude. Durante esse processo, o dióxido de carbono e o vapor de água liberados interagem com os átomos de oxigênio ionizados, transformando-os em moléculas de oxigênio normais. Essas moléculas, ao se excitarem, emitem energia na forma de luz, criando assim o buraco visível.
Estes buracos na atmosfera não representam perigo para a vida na Terra e se fecham rapidamente à medida que os gases são ionizados novamente. Esse fenômeno não é inédito: um buraco semelhante foi registrado em setembro do ano passado com outro foguete da Firefly Aerospace.
Via IFL Science.