Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Formigas realizam amputações para salvar vidas e evitar infecções

Descoberta mostra formigas amputando membros para sobreviver e impedir a disseminação de patógenos.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Um estudo recente revelou que formigas são capazes de realizar amputações nos próprios membros para prevenir infecções e salvar vidas em suas colônias. A pesquisa, conduzida por uma equipe que analisou imagens de um formigueiro na Flórida, mostrou que esses insetos territorialistas atacam rivais de outras colônias e, quando feridos, podem recorrer a amputações.

De acordo com os cientistas, as formigas só realizam esses procedimentos em lesões específicas, indicando que elas conseguem avaliar a gravidade das feridas. Até o momento, além dos humanos, nenhum outro animal é conhecido por realizar amputações de forma tão deliberada e consciente.

Após observar as amputações, a equipe de pesquisa monitorou a taxa de sobrevivência das formigas amputadas, descobrindo que 90% delas sobreviveram. As amputações parecem ser realizadas de maneira consensual, com uma formiga apresentando a perna ferida enquanto outra realiza o procedimento. Após a amputação, outra formiga limpa a ferida recém-aberta.

Os pesquisadores também descobriram que as amputações só são eficazes quando a lesão está próxima do corpo. As formigas carpinteiras da Flórida, usadas no experimento, possuem vários músculos nas coxas que mantêm a hemolinfa, um fluido semelhante ao sangue, circulando. Quando há uma lesão na coxa, o fluxo de hemolinfa é reduzido, dificultando a movimentação de bactérias da ferida para o corpo. Nesses casos, a amputação rápida da perna diminui significativamente o risco de infecção.

Os cientistas concluíram que essas amputações beneficiam toda a colônia, salvando vidas e impedindo a disseminação de patógenos. As informações foram publicadas pelo The New York Times.

Mais Lidas