Na última quinta-feira (23), em Vitória da Conquista, Bahia, um gari protagonizou um ato heróico ao realizar um parto de emergência no bairro do Cruzeiro. Alan Paes estava a caminho de casa durante seu horário de almoço quando, ao passar pela Rua da Corrente, ouviu gritos de socorro vindos de uma residência.
Os gritos eram de Maria Aparecida, que, sozinha em casa, entrou em trabalho de parto inesperadamente. Segundo Aparecida, a previsão médica era de que seu bebê nasceria em julho, o que tornou a situação ainda mais surpreendente. “Foi um parto que nem eu mesma esperava. Comecei a sentir dores, mas não esperava que ia nascer esse mês”, relatou ela à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia.
Ao perceber a situação crítica, Alan, que possui experiência anterior como bombeiro, rapidamente assumiu o controle. Ele acalmou Maria e a orientou durante o parto, ajudando-a a encontrar forças para dar à luz a pequena Ester. “Ela já tinha perdido totalmente as forças, não estava conseguindo realizar o parto e aí, após a tranquilidade que eu passei pra ela, nós conseguimos”, contou o gari.
Feliz e aliviado ao ver mãe e filha em segurança, Alan expressou sua gratidão. “Eu vou ser o padrinho dessa criança”, afirmou ele, emocionado. Após o parto, Maria e Ester receberam os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram encaminhadas para o Hospital Esaú Matos.
A bebê Ester nasceu com 2,250 kg e 46 cm. Tanto ela quanto Maria Aparecida estão bem, agradecidas pela intervenção oportuna e corajosa de Alan, que agora, além de herói, será também o padrinho de Ester.