Gato doméstico revela novo vírus em roedores nos EUA

Pepper, um gato da Flórida, trouxe um rato que levou à descoberta do Gainesville rodent jeilong virus 1, um novo vírus que pode infectar humanos.

Imagem: ju_see/Shutterstock

Em um dia ensolarado de maio, um gato chamado Pepper, um felino preto de estimação, trouxe um rato morto para seu dono, John Lednicky, Ph.D., um especialista em virologia, em Gainesville, na Flórida.

Enquanto muitos gatos costumam fazer isso, Lednicky decidiu investigar mais a fundo, suspeitando que o rato poderia estar portando a varíola do veado-mula. Ele levou o animal ao seu laboratório na Universidade da Flórida para análise.

Os resultados mostraram que o rato-do-algodão não continha o vírus da varíola, mas sim um jeilongvírus, um tipo de vírus previamente conhecido apenas na África, Ásia, Europa e América do Sul.

Este novo vírus, denominado Gainesville rodent jeilong virus 1, é o primeiro jeilongvírus identificado nos Estados Unidos e, segundo Lednicky, pode infectar roedores, humanos e primatas não humanos, apresentando risco de transbordamento, quando um vírus salta entre diferentes espécies.